Entenda o Legal Operation e os reflexos no atendimento ao cliente

Date

Há um conceito trazendo grandes transformações para os escritórios e departamentos jurídicos de empresas: o Legal Operations. Mas o que significa? Basicamente, trata-se de uma área que cuida das atividades operacionais e fundamentais para o Direito que não envolvem a prática jurídica em si como: Business Intelligence, Gestão Financeira, Gestão de Firmas e Fornecedores, Governança da Informação, Gestão do Conhecimento, Otimização e Saúde da Organização, Operações Práticas, Gerenciamento de Projetos e Programas, Modelos de Prestação de Serviço, Planejamento Estratégico, Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento.

O Legal Operations nada mais é do que uma resposta e uma forma de organização em um mundo que pede agilidade, otimização de processos, eficiência e gestão estratégica. Ter uma área de Legal Operations estruturada permite aos advogados ter mais tempo para o trabalho intelectual e dedicação aos clientes, uma vez que ele é liberado de funções muito operacionais.

Legal Operations é vantagem competitiva

Um escritório ou uma empresa com um departamento de Legal Operations ganha vantagem competitiva, pois avança em qualidade, agilidade e custos. Dentro de um escritório, o Legal Operation aproxima o departamento das demais áreas com o fornecimento de informações estratégicas para a tomada de decisões sobre o negócio. A experiência do cliente é aprimorada e esse é um aspecto importantíssimo para as relações hoje em dia, pois o grau de satisfação com os serviços prestados depende da qualidade de entrega de resultados.

Vale lembrar que não é necessária a formação em Direito para que um profissional lidere uma área de Legal Operations. É uma função em constante lapidação e são muito desejáveis habilidades em tecnologia, análise de dados, gerenciamento de projetos, gerenciamento de riscos e design thinking.

O Legal Operations vem ganhando espaço no Brasil tanto nos escritórios quanto nos departamentos jurídicos das empresas interessadas em melhorar seus processos e adequar-se a um mundo em que o bom aproveitamento da tecnologia e uso de dados é um imperativo. Muitos benefícios estão por vir com a estruturação da área e o compartilhamento das boas práticas entre escritórios e empresas.

Mais
artigos

Copyrights © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Sempre uma Ideia

Se inscreva em nossa Newsletter para receber nossos artigos.

Digite seu e-mail abaixo para receber

Entrar em contato
Como podemos ajuda-lo(a)?